Relato acerca da Atividade Desenvolvida durante visita ao Arquivo Central da UnB
- Thayná Sérvio – Observadora
Na
aula de Diplomática, no dia 24 de março de 2017, fizemos uma dinâmica em grupo
muito interessante no Arquivo Central. Para essa atividade foram entregue
algumas perguntas aos alunos, e estes, foram divididos em grupos por diferentes
ambientes. Cada grupo deveria possuir: um Observador, que ficaram no Arquivo Permanente;
um Investigador, que ficaram encarregados de questionar uma arquivista sobre as
perguntas e o acervo como um todo; um Jornalista, que ficaram na rua e saíram entrevistando
as pessoas sobre o Arquivo Central; e um Relator, que deveriam juntar todas as
informações apresentadas por todos os componentes do grupo e elaborar um
relatório final, respondendo todas as perguntas e assim, apresentar para a
turma e postar no blog.
Minha participação nessa atividade foi como Observadora. Eu fiquei no Arquivo Permanente e gravei todas as informações possíveis. No Arquivo Permanente percebi que possui um bom controle ambiental de temperatura e umidade, o ideal para um arquivo. O arquivo possuía mais ou menos 15 arquivos deslizantes e 15 estantes de aço, todas devidamente preenchidas. E todas as caixas estão perfeitamente identificadas. Os documentos que mais chamou atenção do nosso grupo e foi o qual escolhemos para falar sobre foram os Exames de Seleção (concursos públicos) e os Projetos de Pesquisa, o qual escolhemos como documento do grupo para trabalharmos esse semestre.
Minha participação nessa atividade foi como Observadora. Eu fiquei no Arquivo Permanente e gravei todas as informações possíveis. No Arquivo Permanente percebi que possui um bom controle ambiental de temperatura e umidade, o ideal para um arquivo. O arquivo possuía mais ou menos 15 arquivos deslizantes e 15 estantes de aço, todas devidamente preenchidas. E todas as caixas estão perfeitamente identificadas. Os documentos que mais chamou atenção do nosso grupo e foi o qual escolhemos para falar sobre foram os Exames de Seleção (concursos públicos) e os Projetos de Pesquisa, o qual escolhemos como documento do grupo para trabalharmos esse semestre.
- Verônica Sales - Investigadora
O trabalho executado em grupo consistia em apresentar um relatório consolidando
as informações captadas pelos membros do grupo de forma individualizada
desempenhado papeis específicos. Foram desempenhados os papeis de observador,
investigador e relator. Fiquei com o papel de investigadora e basicamente fiquei encarregada de
questionar a arquivista da UnB acerca do acervo do Arquivo Central. As
informações obtidas foram somadas as da observadora e repassadas para a
relatora que desenvolveu o trabalho final que apresentamos nesse blog.
Dentre as informações que obtive as principais foram sobre a formação do fundo UNB e como ele está organizado; o quadro de pessoal formado por arquivistas, técnicos e estagiários; e sobre as condições gerais do espaço físico destinado ao arquivo.
Dentre as informações que obtive as principais foram sobre a formação do fundo UNB e como ele está organizado; o quadro de pessoal formado por arquivistas, técnicos e estagiários; e sobre as condições gerais do espaço físico destinado ao arquivo.
- Bruna Leal - Relatora
Na
aula de sexta, realizada pelo professor de Diplomática e Tipologia Documental,
ocorreu uma dinâmica em grupos em que cada grupo de 4 pessoas, possuísse um Observador,
um Investigador, um Jornalista e um Relator, no ambiente do Arquivo Central da UnB.
Usamos o Arquivo para observar a documentação e adquirir respostas sobre o Arquivo e sua funcionalidade.
Como relatora, fiquei com a função de colher todos os depoimentos dos componentes do meu grupo em que estiveram nesses ambientes, observando os documentos, perguntando sobre o arquivo e assim investigando problemas e soluções para as demais localidades.
Usamos o Arquivo para observar a documentação e adquirir respostas sobre o Arquivo e sua funcionalidade.
Como relatora, fiquei com a função de colher todos os depoimentos dos componentes do meu grupo em que estiveram nesses ambientes, observando os documentos, perguntando sobre o arquivo e assim investigando problemas e soluções para as demais localidades.
Organizei estes depoimentos, e tendo-os
formulei as respostas para as perguntas sobre a função/classificação/tipo
documental de cada espécie de documentos apresentada.
Por fim, todos os relatores apresentaram suas respostas na frente da turma, formulando demais dúvidas e corrigindo perguntas erradas.
Por fim, todos os relatores apresentaram suas respostas na frente da turma, formulando demais dúvidas e corrigindo perguntas erradas.